UniFAI abre inscrições gratuitas para seleção simplificada de ingresso nas graduações
15 de Janeiro de 2021
Oportunidade segue até 28 de janeiro de forma on-line ou presencial
Leia MaisCultura FM - Uma opção diferente no ar.
Mantida e administrada pela UNIFAI - Centro Universitário de Adamantina, a Cultura FM 99,3 Mhz, é uma emissora educativa a serviço da comunidade, oferece uma grade de programação diferenciada das demais rádios que atuam no mercado.
Tem como prioridade a veiculação da música popular brasileira (MPB), além de outros estilos musicais, entre os quais: jazz, blues, música instrumental, rock, sertaneja, pop entre outros ritmos. Desenvolve outras atividades nas áreas educativa e cultural, a saber: radiojornalismo, prestação de serviços à comunidade.
A Rádio Cultura de Adamantina tem como missão elaborar e transmitir uma programação que valorize a cultura como instrumento de melhoria da estética auditiva da população regional. Para tanto, sem descuidar de valores genuínos da cultura regional paulista e brasileira, como a música sertaneja de raiz, bossa nova, tropicalismo e MPB, deverá promover programas temáticos com musica internacional consagrada, erudita e popular, como jazz, blues, country, rock.
Cuidará, ainda, de produzir um jornalismo sério, dinâmico e abrangente, capaz de difundir várias versões e ângulos diferentes dos fatos importantes do cenário atual, nacional e internacional.
Razão Social: Rádio Cultura de Adamantina
Nome Fantasia: Cultura FM 99,3
Fundação: Julho de 1987
Área de Cobertura: mais de 30 municípios
Programação: 24 horas
Transmissores: Rua Arthur Pilla – Jardim Bela Vista, Adamantina- SP
Torre: 60 metros de altura com Antena de Polarização Circular de 4 elementos.
Classe: B1
Prefixo: ZYM 648 – FM – Canal 257 E
Frequência: 99,3 Mhz
Potência de Base: 1 Kw 1 transmissor teletronics de 1 KW
Potência Irradiada: mil watts
Lei municipal cria a emissora
A Rádio Cultura FM de Adamantina foi criada a partir da Lei Municipal nº 1.995, de 04 de novembro de 1986, aprovada pela Câmara Municipal, sancionada e promulgada pelo então prefeito Sérgio Gabriel Seixas, com o objetivo de promover e difundir em todo o município eventos culturais, educacionais, esportivos e campanhas sociais beneficentes.
A aprovação da Lei foi o documento oficial que deu ao Poder Executivo Municipal autorização para obter junto ao Ministério da Educação e Ministério das Comunicações a outorga de permissão para a execução do serviço de radiodifusão educacional.
O funcionamento da emissora foi estabelecido no Decreto Municipal nº 2.067, assinado por Seixas em 06 de julho de 1987, com 30 artigos. A emissora ficou subordinada ao Setor de Educação e Cultura de Adamantina, permitida pelo Ministério da Educação e Ministério das Comunicações, através da Portaria Interministerial MINICOM nº 832/76, e autorizada pela Lei Municipal de 1986.
Foi determinada a constituição de uma Diretoria e o Conselhos Deliberativo, sendo atribuídos aos componentes a administração da emissora, e o Conselho de Programação, para estabelecer diretrizes da programação, analisar e avaliar os resultados e objetivos perante a comunidade adamantinense. A diretoria e os conselhos têm, até hoje, mandato de três anos, submetidos à apreciação dos órgãos competentes do Ministério das Comunicações.
A primeira nomeação deu-se em 30 de março de 1992, com a Portaria Municipal nº 53/92, assinada pelo então prefeito Luiz Hilson Lucianeti. O primeiro diretor-presidente foi Jurandir Delmiro Dantas.
A emissão da Licença para Serviço de Radiodifusão Sonora em Frequência Modulada deu-se em 25 de setembro de 1991.A Rádio Cultura FM foi instalada na rua Osvaldo Cruz, 262, edifício da Prefeitura Municipal.
No sexto andar do paço municipal uma das salas foi adaptada para abrigar a recepção, estúdio de gravação e estúdio ao vivo. No sétimo andar foi instalada a CDteca, setor de produção e transmissor. No topo do prédio foi montada a torre. Os móveis e equipamentos foram adquiridos com recursos municipais.
A Cultura FM passou a ficar no das sete horas da manhã à meia-noite, dezessete horas por dia. Pouco depois o expediente passo a ser aberto às seis horas da manhã. A programação musical foi pautada na música popular brasileira, trilha seguida até hoje.
O ano de 1995 foi um marco na história da Rádio Cultura FM, quando a emissora organizou ampla programação para comemorar o Dia do Rádio (25 de setembro), data em que a emissora também comemora aniversário.
De 20 a 29 de setembro a emissora organizou a mostra “O Rádio”, na Biblioteca Pública Municipal “Cônego João Batista de Aquino”, reunindo com colaboradores um rico acervo em aparelhos radiofônicos e equipamentos próprios das emissoras da região .
No dia 24 de setembro o grupo Jazz Imprudente fez uma jazz-session aberta ao público, no auditório da Biblioteca.
A Cultura FM recebeu profissionais de três emissoras da região, que desenvolveram seus programas, respeitando suas características. Assim, passaram pelos microfones da emissora na tarde do dia 25 de setembro Toninho Messias e Luciano Reis (98 FM de Presidente Prudente), Marlene Mendonça (Cidade FM de Bastos) e Alessandro Panvéchio (Califórnia FM de Osvaldo Cruz). Toda a cidade foi mobilizada para acompanhar a programação.
Na noite do dia 25 a emissora promoveu a mesa redonda “Minha Vida no Rádio”, reunindo pioneiros do rádio adamantinense. Entre eles, Nilton Barreto, José Mário Toffoli e Jonas Bonassa.
Em 20 de agosto de 1998 o prefeito da época, José Laércio Rossi sancionou e promulgou a Lei nº 2.837, permitindo-lhe assinar convênio com a Fafia – Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Adamantina, hoje FAI - Faculdades Adamantinenses Integradas.
A autarquia municipal de ensino superior assumiu integralmente o funcionamento da emissora, desencadeando uma série de investimentos. Os estúdios deixaram o sexto andar do paço municipal e foram construídos no campus I da FAI, agregado ao Núcleo Midiático, onde também estão instaladas a Agepp – Agência Experimental de Publicidade e Propaganda, auditório e estúdio e laboratório fotográfico.
A emissora recebeu novos equipamentos, de última geração, permitindo a informatização total e digitalização dos sistemas de tratamento e veiculação de áudio. Hoje possui a estrutura de rádio mais moderna de toda a região.
Além da proposta original de emissoraeducativa a Cultura FM passou a ser utilizada como laboratório para os cursos de comunicação social da FAI, hoje com duas habilitações: jornalismo e publicidade e propaganda.
Grandes nomes da música foram entrevistados pela Cultura FM. Entre eles a banda Skank, Oswaldo Montenegro, Dorival Caymi, Nana Caymmi, Milton Nascimento, Daniela Marcury, Ivete Sangalo, Emílio Santiago, Titãs, Zeca Baleiro, Flávio Venturini, Leila Pinheiro, Roupa Nova, J. Quest, Quarteto em CY, MPB-4 e Vânia Abreu, dentre outros. Tim Maia concedeu à Cultura FM uma de suas últimas entrevistas, dias antes de sua morte.
Próximos Programas
Conheça Nossa Equipe
comunicacao@fai.com.br
ary@fai.com.br
nery@fai.com.br
priscilabk1@fai.com.br
danieltorres@fai.com.br
Últimas Notícias do Portal da UNIFAI
15 de Janeiro de 2021
Oportunidade segue até 28 de janeiro de forma on-line ou presencial
Leia Mais13 de Janeiro de 2021
A Fundação Getúlio Vargas (FGV) divulgou o resultado da 2ª fase do Exame da Ordem com os aprovados da UniFAI
Leia Mais13 de Janeiro de 2021
Inscrições podem ser feitas por telefone a fim de se evitar aglomerações
Leia Mais07 de Janeiro de 2021
As rematrículas seguem podem ser realizadas presencial ou on-line
Leia Mais07 de Janeiro de 2021
As rematrículas seguem até 15 de janeiro e podem ser realizadas presencial ou on-line
Leia Mais22 de Dezembro de 2020
Inscrições poderão ser feitas até 24 de janeiro de 2021, exclusivamente pelo Portal da UniFAI; o processo seletivo será realizado por análise curricular, de caráter eliminatório e classificatório
Leia Mais22 de Dezembro de 2020
Expediente administrativo retorna normalmente na segunda-feira, 4 de janeiro de 2021, seguindo sempre as recomendações de prevenção à disseminação do novo coronavírus (Covid-19)
Leia Mais21 de Dezembro de 2020
Servidores foram habilitados na teoria e execução prática dias 15 e 16
Leia MaisEntrevistas
Maria de Lourdes Santos Gil traça balanço do terceiro ano de mandato
“Temos uma relação amistosa, porém fiscalizadora”, disse vereador Eduardo Fiorillo com relação ao poder executivo
João Davoli fala sobre o trabalho de interlocução com o poder legislativo estadual e federal
“Faço uma política para Adamantina e para isso precisamos nos posicionar favorável e, em outras vezes, contrário a alguns temas. É com equilíbrio que a gente vai conseguir fazer uma cidade melhor”, disse Alcio Roberto Ikeda Júnior
Casa da Sopa Joanna de Angelis promove venda de massas em novembro
Terceira edição do Setembro Amarelo em Adamantina desenvolve atividades de valorização da vida
Ex-diretor da extinta FEO (Faculdade de Enfermagem e Obstetrícia), Roberto Juraci Correa fala sobre os desafios da gestão
Ex-diretora da FAFIA, Ivoni Gonçalves Ramos aborda o contexto da redemocratização do Brasil nas gestões e o papel da educação na formação profissional
Entre em contato com nossa equipe