9º ENCONTRO POR UMA CULTURA DE PAZ: AÇÕES DE PROMOÇÃO DA VIDA, PREVENÇÃO DO SUICÍDIO E OUTRAS VIOLÊNCIAS & 4º SIMPÓSIO REGIONAL DE PREVENÇÃO E POSVENÇÃO DO SUICÍDIO

A REDE PROMOVER VIDA completa 10 anos de existência, promovendo reflexões, interlocuções e ações, não necessariamente nesta ordem, sobre a promoção da vida, prevenção do suicídio e outras violências. Anualmente, desde 2011, em data próxima a 10 de setembro, dia mundial de prevenção do suicídio, a REDE PROMOVER VIDA realiza eventos de caráter comunitário e científico com os objetivos de sensibilizar e orientar a comunidade sobre promoção de Saúde, prevenção de suicídios e outras violências, melhor instrumentalizar pessoas e profissionais a lidar com situações de risco para suicídio e com pessoas em luto, bem como promover práticas de saúde para os próprios profissionais e participantes. A estruturação e os temas são definidos coletivamente a partir do tema mundial definido pela Associação Internacional de Prevenção ao Suicídio (International Association for Suicide Prevention - IASP - https://www.iasp.info/) e pelas necessidades locais. O tema da IASP para o triênio 2018-2020 é Trabalhando juntos para prevenir o suicídio. A programação abrange diversas óticas para refletir e agir na promoção de saúde e prevenção do suicídio e outras violências, respeitando e propondo diálogo entre várias áreas do saber, bem como se materializa através de ações integradas e colaborativas de diversos profissionais, instituições, órgãos e municípios, resultando em um encontro de qualidade, sem custos aos participantes e com o objetivo precípuo de expandir reflexões e ações responsáveis. Para informações sobre o encontro/simpósio: simposioredepromovervida@fai.com.br Para informações sobre a Rede Promover Vida: promovervida@fai.com.br Bem vindos ao nosso encontro! Ana Vitória Salimon-Santos pela Rede Promover Vida

AO VIVO ATRAVÉS DOS CANAIS

CERTIFICADOS DE PARTICIPAÇÃO

Durante as transmissões será disponibilizado um QRCode para que o participante registre sua presença, garantindo direito a um Certificado de Participação

29/09/2020 - Terça-Feira

08:00 - 08:20h

Abertura

08:20 - 09:10h

Oficina: Prevenção do suicídio e políticas públicas

Carlos Felipe Almeida D Oliveira

Coordenador da Estratégia Nacional de Prevenção do Suicídio (2006), Medalha de Mérito Oswaldo Cruz do Ministério da Saúde, Medalha de Oficial da Ordem Rio Branco do Itamaraty. Mestre em Ciências da Saúde pelo Instituto Fernandes Figueira da FIOCRUZ, Especialista em Educação em Saúde (UFRJ), Médico formado em 1974 (UFRJ), Primeiro representante do Brasil na International Association for Suicide Prevention (IASP). Diretor da Associação Brasileira de Estudos e Prevenção do suicídio - ABEPS. Coordenador do blog Rede Brasileira de Prevenção do Suicídio (REBRAPS). Coordenador do Projeto de saúde Brasil-Cuba-Haiti (MS-Nações Unidas).

09:10 - 09:40h

Oficina: Rede Promover Vida: De estágio universitário à uma Rede de redes para a promoção da Saúde, prevenção e posvenção do suicídio

Ana Vitória Salimon-Santos

Psicóloga - CRP/06 32.355; Mestre e doutoranda em Psicologia (UNESP/Assis); Especialista em Psicologia Clínica, Psicologia Jurídica e Psicopedagogia; docente, supervisora de estágios e coordenadora do Núcleo de Psicologia da UNIFAI; Articuladora da Rede Promover Vida, Membro da Associação Brasileira de Estudos e Prevenção do Suicídio - ABEPS; Membro do Núcleo de Apoio a Vida de Adamantina/SP.

09:40 - 10:10h

Conferência: A Escuta Ativa e o CVV

Eliane Soares

Voluntária do CVV

10:10 - 10:30h

Intervalo

10:30 - 11:00h

Conferência: Suicídio é preciso racializar este fenômeno: uma reflexão sobre o suicídio na população negra

Paulo Vitor Navasconi

Psicólogo, membro do coletivo Yalodê-Badá e do Núcleo de Estudos Interdisciplinar Afro-Brasileiro da Universidade Estadual de Maringá - UEM (NEIAB). Ex coordenador estadual da cadeira LGBT do Fórum Paranaense de Juventude Negra. Graduado, Mestre e Doutorando pela UEM. Colaborador e Membro da Comissão Gestora da Sede Maringá do Conselho Regional de Psicologia e das comissões Riscos e Desastres e Étnico-Racial (CRP-08). Membro do conselho consultivo da ouvidoria geral da defensoria pública do estado do Paraná. Professor em Psicologia no Centro Universitário Cidade Verde - UNIFCV/Maringá. Autor do Livro: Vida, Adoecimento e Suicídio: Racismo na produção do conhecimento sobre jovens negros.

11:00 - 12:30h

Mesa Redonda: Promoção de Saúde e prevenção de comportamentos autolesivos pelas vias da Educação

Andréa Fernandes Gasgues: Plantão psicológico nas escolas: espaço potente de interlocuções e intervenções;
Antonio Luciano Caetano: CONVIVA SP - Programa de melhoria da Convivência Escolar;
Evelyn Eisenstein: Usos e abusos na era digital;

Andréa Fernandes Gasgues

Mestre em Psicologia da Educação pela PUC/SP, Especialização em Psicoterapia Psicanalítica pelo Núcleo de Psicanálise de Marília e Região; Graduada pela UNESP/ Assis; Psicóloga Clínica; docente e supervisora de estágios em Psicologia Educacional e Clínica da UNIFAI.

Antonio Luciano Caetano

Professor de Arte, Formação em Arte pela Faculdades de Dracena UNIFADRA, Especialização no Ensino de Arte para o Ensino Fundamental e Médio pela UNESP, Gestor Regional do programa CONVIVA e Professor Coordenador do Núcleo Pedagógico de Arte da Diretoria de Ensino Região de Adamantina.

Evelyn Eisenstein

Médica pediatra e clínica de adolescentes, professora associada e aposentada da UERJ, Coordenadora da Rede ESSE Mundo Digital (E=Ética, S= Segurança, S= Saúde, E = Educação) e Coordenadora do SIG de Crianças e Adolescentes da Rede Universitária de Telemedicina. Membro da SBP, Sociedade Brasileira de Pediatria e membro da AMRJ, Academia de Medicina do Rio de Janeiro.

14:00 - 14:50h

Conferência: O Grupo Comunitário de Saúde Mental em uma perspectiva de promoção da vida e prevenção do suicídio

Sérgio Ishara

Médico psiquiatra. Doutor em Saúde Mental pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP; Coordenador do Hospital Dia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP; Co-fundador e coordenador do programa Grupo Comunitário de Saúde Mental

15:00 - 17:00h

Oficina: Grupo Comunitário de Saúde Mental (Compartilhamento de experiências de vida)

*Atividade restrita aos órgãos atuantes diretamente na Rede Promover Vida - não será transmitida pelas redes sociais.

Sérgio Ishara

Médico psiquiatra. Doutor em Saúde Mental pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP; Coordenador do Hospital Dia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP; Co-fundador e coordenador do programa Grupo Comunitário de Saúde Mental

19:20 - 20:00h

Abertura: Rede Promover Vida: 10 anos

20:00 - 22:00h

Mesa Redonda: A potência dos vínculos na promoção da Saúde e prevenção do Suicídio

Lazslo Antonio Ávila: O valor da vida individual e o significado do viver em conjunto;
Marly Terra Verdi: A saúde mental e a preservação permanente da vida;

Lazslo Antonio Ávila

Psicólogo e grupoanalista, professor adjunto livre docente da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto e autor de cinco livros.

Marly Terra Verdi

Psicóloga e psicanalista, membro efetivo e analista didata da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo e presidente do Grupo de Estudos de Psicanálise de São José do Rio Preto e Região.

30/09/2020 - Quarta-Feira

08:00 - 08:40h

Conferência: O que a morte voluntária (a)(de)(re)nuncia da vida compulsória?

Avimar Ferreira Junior

Psicanalista, graduado em Psicologia pela PUC-GO, mestre em Educação pela UFG, doutor em Psicologia pela UFBA, em estágio pós-doutoral no Programa de Pós-graduação em Psicologia do Instituto de Psicologia da UFBA.

08:40 - 09:30h

Mesa Redonda: Violências e possibilidades de cuidados pelas vias da Assistência Social

Hellen Halivercy de Souza Janegitz: Violência doméstica: interfaces com as políticas públicas;
Neli Henrique Caccozzi: Identificação da rede de proteção e cuidado e fluxograma das demandas;

Hellen Halivercy de Souza Janegitz

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP - Assis), Especialista em Saúde Mental através do Programa de Residência Integrada Multiprofissional (FAMEMA), Graduada em Psicologia pela Faculdade da Alta Paulista (FAP - Tupã). Atua como psicóloga na Prefeitura Municipal de Assis no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).

Neli Henrique Caccozzi

Doutoranda em Psicologia (UFSCar), Mestre em Educação (UNOESTE), Assistente Social (FPSS); Terapeuta de Família e Casal, Especialista em Terapia Comunitária (UNIFESP). Especialista no Enfrentamento da Violência contra Criança e Adolescente (PUC-PR), Docente em cursos de graduação e pós Graduação na área social, Capacitadora do programa CAPACITA-SUAS (MDS), coordenadora pedagógica do curso de Formação de Terapia familiar da Escola Paulista de Sociodrama Familiar Sistêmico - SP, Supervisora e Capacitadora de Projetos da Assistência Social, sócia titular da Associação Brasileira e Paulista de Terapia Familiar.

09:30 - 10:50h

Mesa Redonda: Suicídio e intervenções pelas vias da Segurança Pública

Capitão PM Maycon Cristo: Abordagem técnica a tentativas de suicídio pelo Corpo de Bombeiros;
Fabiana Minzoni: Prevenção e posvenção na Administração Penitenciária - CQVIDASS;
Wilson Cezar Barros: Prevenção e posvenção do suicídio na atuação do NAPS - Polícia Militar;

Capitão PM Maycon Cristo

Gabinete do Comando do Corpo de Bombeiros do Estado de SP, Bacharel Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública pela Academia de Polícia Militar do Barro Branco; Bacharel em Direito pela UNIBAN; Docente no curso de Abordagem Técnica a Tentativas de Suicídio na Escola Superior de Bombeiros.

Fabiana Minzoni

Psicóloga, formada há 23 anos pela Unoeste, especialista em Gestão de Pessoas. Atua há 20 anos no sistema penitenciário, estando hoje como Diretora Técnica de Saúde do Servidor da Região Oeste com projetos voltados a prevenção de acidentes do trabalho e ações de promoção a saúde.

Wilson Cezar Barros

Psicólogo - CRP - 06/106795; 2º Sargento da Polícia Militar; Psicólogo clínico no Núcleo de Atenção Psicossocial - NAPS do 25º Batalhão de Polícia Militar do Interior; voluntário na Comunidade Terapêutica Pousada Bom Samaritano de Dracena; Palestrante; Especialista em Psicologia da Saúde. Possui Cursos de Extensão Universitária pelas Universidade Federal de São Paulo - Unifesp; Universidade Federal de Santa Catarina - USC; Universidade de São Paulo - USP e Universidade Federal de Brasília - UnB. Graduado em Ciências (Matemática).

10:50 - 11:10h

Intervalo

11:10 - 12:30h

Mesa Redonda: Diferentes espaços para promoção de saúde, prevenção e posvenção do suicídio pelas vias de equipamentos de Saúde

Daniele Ribeiro: Rede de atenção psicossocial em municípios de pequeno porte: possibilidades e desafios;
Fulvia de Souza Veronez: A Necessidade de formação para atuação em casos de tentativa de suicídio em unidade pronto atendimento;
Thiago da Silva Domingos - Medica(menta)lização no cuidado em saúde;

Daniele Ribeiro

Coordenadora de Saúde Mental da Prefeitura Municipal de Adamantina, Mestre em Enfermagem - FMB - Unesp, Especialista em Saúde Mental na modalidade residência multiprofissional pela FAMEMA.

Fulvia de Souza Veronez

Psicóloga Clínica Comportamental e Cognitiva, Especialista em Psicologia Clínica pela USP, Especialista em Psicologia Hospitalar pelo CFP; Mestre em Ciências da Reabilitação - USP; Doutora em Ciências pela USP; Membro da Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental desde 2006; Docente da UNIFAI desde 2005.

Thiago da Silva Domingos

Mestre e doutor em Enfermagem pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Professor do Departamento de Enfermagem Clínica e Cirúrgica da Escola Paulista de Enfermagem - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

14:00 - 15:00h

Conferência: Morte escancarada, luto e posvenção

Elaine Alves

Pós Dra. em Psicologia da Gestão Integral de Risco e Desastre; Dra. em Psicologia do Desenvolvimento Humano; Fundadora da Prestar Cuidados em Psicologia; Coordenadora do Núcleo de Intervenção Psicológica em Emergências e Desastres - NIPED; Supervisora no Projeto: Saúde Mental e Atenção Psicossocial na COVID-19 da Fiocruz Brasília/DF; Formada em Redução do Risco de Desastres pelo CIF/OIT/ONU, Turim, Itália.

15:00 - 17:00h

Roda de Conversa: Morte escancarada e luto complicado

*Atividade restrita aos órgãos atuantes diretamente na Rede Promover Vida - não será transmitida pelas redes sociais.

Elaine Alves

Pós Dra. em Psicologia da Gestão Integral de Risco e Desastre; Dra. em Psicologia do Desenvolvimento Humano; Fundadora da Prestar Cuidados em Psicologia; Coordenadora do Núcleo de Intervenção Psicológica em Emergências e Desastres - NIPED; Supervisora no Projeto: Saúde Mental e Atenção Psicossocial na COVID-19 da Fiocruz Brasília/DF; Formada em Redução do Risco de Desastres pelo CIF/OIT/ONU, Turim, Itália.

17:00 - 17:50h

Oficina: Automassagem para relaxamento e alívio de tensões

Carolina Castilho Jardim

Esteticista Facial e Corporal, Especialista em Gestão e técnicas SPA, idealizadora do Refúgio Urbano by Carolina Castilho na cidade de Osvaldo Cruz

19:30 - 22:00h

Conferência: Contribuições da Psicologia em emergências e desastres para reflexões sobre viver em tempos de COVID 19

Elaine Alves

Pós Dra. em Psicologia da Gestão Integral de Risco e Desastre; Dra. em Psicologia do Desenvolvimento Humano; Fundadora da Prestar Cuidados em Psicologia; Coordenadora do Núcleo de Intervenção Psicológica em Emergências e Desastres - NIPED; Supervisora no Projeto: Saúde Mental e Atenção Psicossocial na COVID-19 da Fiocruz Brasília/DF; Formada em Redução do Risco de Desastres pelo CIF/OIT/ONU, Turim, Itália.