Vestibular UNIFAI - Centro Universitário de Adamantina

Infraestrutura

O curso conta com um laboratório de Psicologia Experimental devidamente equipado para os alunos desenvolverem temas de neurociências e comportamento; e o Núcleo de Psicologia, que acompanha e regulamenta todos os estágios realizados em Adamantina e região, além de comportar a Clínica-Escola, onde os alunos oferecem atendimento psicoterápico a comunidade. No Campus estão disponíveis aos alunos os laboratórios de informática e a biblioteca com um grande número de títulos na área da psicologia.

Mercado de Trabalho

O campo de abrangência da atuação do psicólogo é bastante amplo. O profissional pode optar por atuar como autônomo na área clínica. Há ainda a área escolar/educacional, com programas sócio-educativos e ONGs cujo foco é a educação social. Na saúde existe a opção pela área hospitalar (humanização da saúde), CAPS, Centros de Saúde. Outras opções são a área jurídica (avaliação psicológica e demais práticas nas nas varas criminais e da infância e juventude), área organizacional e do trabalho (empresas, prefeituras e saúde do trabalhador), área social (instituições governamentais, como CRAS e CREAS, e não-governamentais, como instituições de longa permanência); área do esporte e do trânsito. Além disso o psicólogo pode atuar junto a instituições de pesquisa.

Objetivos

Proporcionar ao aluno o domínio técnico-científico necessário ao desempenho da função de psicólogo. O curso objetiva também reforçar o compromisso com a construção da cidadania e promoção de saúde mental e qualidade de vida em diferentes contextos.

Proposta

A Psicologia é uma área do conhecimento que estuda os fenômenos psíquicos, a subjetividade e o comportamento humano. Na UniFAI, a proposta do curso tem a preocupação com as origens, as causas, o funcionamento e os fatores de mudança no pensamento, na linguagem, na afetividade, nos valores e nos processos de aprendizagem e de desenvolvimento da personalidade. Estuda esses fenômenos em indivíduos, grupos, instituições e comunidades.

Público Alvo

Egressos do Ensino Médio e graduados em outros cursos superiores que se interessem pelas questões da subjetividade humana e seus correlatos.